instruções do balão intragástrico
  • 62

O balão intragástrico Curitiba é um dispositivo colocado dentro do estômago que busca diminuir a ingestão alimentar, proporcionando saciedade precoce.

Algumas instruções que costumam ser indicadas por um especialista em balão intragástrico em Curitiba são:

  1. É necessário que haja um acompanhamento do paciente multidisciplinar, ou seja, por psicólogos, profissionais de educação física e nutricionista, de forma que se obtenha melhores resultados.
  2. É esperado que durante o tempo em que o paciente permaneça com o balão intragástrico em Curitiba, ele perca cerca de 8 a 15% do peso inicial. Esse valor é determinado principalmente pela aderência das pessoas às orientações da equipe, e pela adoção das medidas dietéticas e comportamentais que forem orientadas.
  3. O balão gástrico em Curitiba costuma ser indicado para pacientes que possuem obesidade que já fizeram tentativas de outros tratamentos clínicos, porém não tiveram respostas satisfatórias.
  4. É indicado também para pessoas que não têm tolerância aos medicamentos por causa dos efeitos ou não podem utilizá-los por causa de uma doença ou condição clínica. Foi aprovado pela Anvisa, o órgão regulador brasileiro, o uso para pacientes acima do IMC 27, isto é, estão com sobrepeso.
  5. É essencial que o paciente possua um comprometimento com seu tratamento. É fundamental salientar que mudar os hábitos de vida, como praticar exercícios físicos e fazer uma reeducação alimentar, são importantes e devem ser mantidos por toda a vida para manter a perda de peso (ou o peso atingido), além de manter uma vida mais saudável.
  6. Antes de colocar o balão intragástrico em Curitiba, deve ser realizada uma endoscopia digestiva alta com uma pesquisa de H. Pylori. Se for constatada uma infecção por essa bactéria, é necessário que se trate antes de colocar o balão.
  7. Pacientes que vão ser submetidos à bariátrica podem encontrar utilidade no uso do balão, antes de realizar a cirurgia para perder peso, o que pode tornar ela mais segura e facilitar o procedimento do ponto de vista técnico.
  8. Até 7 dias após a cirurgia, é possível ter alguns sintomas, e requerem mais cuidados, até que o corpo se adapte ao organismo à presença do balão. O especialista em balão gástrico em Curitiba costuma prescrever medicamentos buscando inibir a acidez do estômago, assim como as náuseas, os vômitos e as cólicas que são efeitos colaterais iniciais normais do corpo na utilização do balão. Apesar da utilização da medicação preventiva, a maior parte dos pacientes têm algum episódio de vômito durante esta fase de adaptação.
  9. A cirurgia é feita com a ajuda da endoscopia digestiva alta, sob sedação. O balão é colocado vazio através da boca, até o estômago, e é posicionado e preenchido com azul de metileno sob visão endoscópica. Esse procedimento dura aproximadamente 20 minutos. O balão pode ficar até 6 meses, e a retirada é feita com o auxílio de endoscopia digestiva alta, e por meio de anestesia geral. Quando ele é visualizado, esvazia-se, e depois é apreendido por uma pinça apropriada e retirada.
  10. É necessário ter um cuidado especial com a dieta, que deve ser prescrita e acompanhada por nutricionista especializado. Costuma se constituir, no início, de líquidos, evoluindo para comidas pastosas e, sendo normalizado a consistência com o passar dos dias. Devem ser evitadas bebidas alcóolicas.
  11. É fundamental manter um acompanhamento disciplinar com uma equipe depois de se retirar o balão, assegurando uma sequência no tratamento, melhorar a qualidade de vida e obter o máximo de benefícios.
  12. É necessário se consultar com um especialista em balão gástrico em Curitiba para fazer a avaliação de cada caso, a fim de identificar as particularidades de cada pessoa. Além desse acompanhamento, é fundamental que o paciente se comprometa com as orientações e mudanças no comportamento de forma que os resultados possam ser otimizados.

Palavras-chave: balão gástrico Curitiba, balão intragástrico em Curitiba, especialista em balão gástrico Curitiba

    Abrir Whatsapp
    Agende sua consulta
    Olá! Agende sua consulta com o Dr. Daniel via Whatsapp clicando abaixo.