- Notícias
-
by henrique
Entenda o procedimento do balão gástrico: como é colocado, o que é o balão e quando seu uso é indicado.
O Dr. Daniel Locatelli é especialista em colocação de balão gástrico em Curitiba, balão do estômago para emagrecimento sem cirurgia. O balão para emagrecer pode ser instalado em Curitiba sem dificuldades e com rápida recuperação.
Balão gástrico ou tratamento endoscópico da obesidade, consiste em colocar um balão no interior do estômago do paciente, esse balão normalmente ocupa cerca de 70% do espaço do estômago, promovendo uma sensação de saciedade, fazendo com que o paciente se sinta satisfeito comendo menos e com menor frequência.
Ele é colocado vazio por meio endoscópico no estômago e depois é cheio com água e azul de metileno. Um procedimento simples e rápido, feito com sedação, não sendo necessária internação.
A retirado do balão gástrico normalmente é realizada após seis meses da colocação, o procedimento de retirada é semelhante ao de colocação, o líquido do interior do balão é aspirado e o balão de silicone é retirado por endoscopia com sedação. A colocação de um novo balão deve ser feita respeitando um tempo de dois a três meses da última colocação.
O balão gástrico é indicado em casos em que o grau de obesidade é elevado, onde o IMC – Índice de massa corporal é superior a 35 Kg/m². Pessoas com o IMC superior a 30 Kg/m² e outras doenças associadas. Indicado também para pessoas obesas que não desejam realizar a cirurgia bariátrica ou que não possuem indicação para cirurgia.
Os riscos na colocação do balão gástrico envolvem mais os seus efeitos colaterais, náuseas, vômitos e dor na barriga, quadros que se apresentam normalmente na primeira semana, onde o organismo está se adaptando a presença do balão. O rompimento do balão pode ocorrer, mas são casos bem raros, que quando acontecem deve se entrar em contato com o seu médico responsável.
O balão não é recomendado em casos em que o paciente possui qualquer tipo de problema ou restrição no estômago. Não sendo recomendado também para mulheres grávidas, por conta da redução da absorção de nutrientes, o que prejudica o desenvolvimento do feto.
Para se atingir o emagrecimento e os resultados desejados, além do balão gástrico deve se adotar hábitos mais saudáveis, buscando uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.