Dr. Daniel Locatelli
Aviso
  • Lack of access rights - File 'http:/www.balaointragastrico.org/images/phmetria.jpg'
  • Lack of access rights - File 'http:/www.balaointragastrico.org/images/phmetria.jpg'

Phmetria Esofágica de 24horas

O que é ?
A pHmetria intraesofágica de 24 horas consiste na medição contínua do pH intraesofágico, durante um período de 24 horas, utilizando-se um cateter especial de fino calibre ( normalmente com 2 sensores de pH), que é passado por uma das narinas e posicionado dentro do esôfago, e que fica conectado a um gravador digital externo que grava o pH ao nível dos vários sensores. A colocação do cateter é geralmente bem tolerada, dispensando sedação ou anestesia que não seja local. O paciente fica com o aparelho (portátil) por 24 horas e deve manter seu ritmo de vida normal, evitando ao máximo mudar sua rotina de trabalho e alimentar, para não interferir na fidelidade do resultado. O exame pode ser realizado em qualquer idade e é bem tolerado.

Indicações
- Investigação de sintomas sugestivos de Doença do Refluxo Gastroesofágico com endoscopia digestiva alta normal.
- Avaliação do “tipo” de refluxo Gastroesofágico (ortostático, de decúbito ou combinado) e eficácia da medicação ou cirurgia em pacientes resistentes ao tratamento utilizado.
- Quadros otorrinolaringológicos recidivantes e resistentes aos tratamentos convencionais, tais como rouquidão, nódulos de cordas vocais, faringo-laringites crônicas, sensação de globus, engasgos freqüentes, para descartar a possibilidade de ser uma manifestação extraesofágica da Doença do Refluxo Gastroesofágico.
- Quadros respiratórios recidivantes e resistentes aos tratamentos convencionais, tais como tosse crônica não produtiva, pneumonias de repetição, asma brônquica sem resposta ao tratamento, etc., para descartar a possibilidade de ser uma manifestação extradigestiva da Doença do Refluxo Gastroesofágico.
- Dor precordial com exames cardiológicos normais, para descartar a possibilidade de ser uma manifestação da Doença do Refluxo Gastroesofágico.
-  Controle pré e pós-operatório do tratamento cirúrgico da Doença do Refluxo Gastroesofágico em pacientes que persistem ou voltam a apresentar os mesmos sintomas pré-operatórios.